Públicações

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

TCE-PI realizará Encontro sobre Educação em Picos no dia 01 de novembro


O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) realizará o Encontro Técnico sobre Educação em Picos, no dia 01 de novembro de 2019, de 08h às 17 horas, no auditório da Câmara Municipal de Picos, localizado na Rua Marcos Parente, centro da cidade.

O Encontro irá reunir gestores, professores(as) e servidores públicos, além da comunidade picoense, para debater junto de especialistas, auditores e conselheiros do TCE/PI, pautas relacionadas às políticas de Educação implementadas hoje, além de propostas para o futuro do ensino.

A Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos - SINDSERM, Lenice Sales, argumenta que:

"Diante de todas as reformas que já foram implantadas na Educação e as que ainda estão sendo propostas, esse debate se faz importante, principalmente para o Professor. Então, atendendo ao pedido do TCE, estamos divulgando esse evento e convidando a todos e a todas os(as) professores(as) a participarem desse Encontro de capacitação e qualificação. Ao final, o TCE certificará a todos que participarem".

As inscrições devem ser efetuadas no site do TCE-PI (clique aqui)Entre os temas abordados estão: “Gestão Escolar”, ”Licitações e Contratos em Educação” e “Contratação de Pessoal por Tempo Determinado”. Confira a programação completa do evento:

08h – Credenciamento 

08h10 – Abertura

08h30 – Palestra: Gestão Escolar

·                     Palestrante: Rizalva Cardoso – MBI Gestão Escolar e Direito Educacional (PUC). 

 09h30 – Palestra: Contratação de Pessoal por Tempo Determinado.

·                     Palestrante: Carolline Leite Lima Nascimento – Auditora de Controle Externo e Chefe de Seção de Fiscalização e Admissão de Pessoal do TCE/PI.

10h30 – Debate com participação de Conselheiros, Auditores, Servidores do TCE e Gestores.           .

11h00 – Intervalo. 

13h30 – Palestra: Controle Social na Garantia do Direito à Educação

·                     Palestrante: Lucineide dos Santos Maria Soares – Professora da Universidade Estadual do Piauí – UESPI

15h – Palestra: Licitações e Contratos em Educação.

·                     Palestrante: Ramon Patrese Veloso e Silva – Auditor de Controle Externo e Chefe da Unidade de Controlaria Interna do TCE/PI.

16h00 – Debate com participação de Conselheiros, Auditores, Servidores do TCE e Gestores. 

16h30 – Encerramento.

O Encontro ocorrerá no auditório da Câmara Municipal próximo a Prefeitura de Picos 

terça-feira, 15 de outubro de 2019

Homenagem aos nossos(as) dignos(as) Professores e as Professoras de Picos e macrorregião



Ser Professor é muito mais do que exercer uma profissão. É assumir com otimismo a vocação de formar pessoas e profissionais capazes de sonhar e realizar. É passar horas planejando, estudando e se aperfeiçoando para preparar apenas alguns minutos de aula. É compartilhar todo o seu conhecimento em benefício dos outros. É saber que uma única profissão proporciona todas as outras.

A missão de ser Professor está além de ensinar fórmulas, regras ou raciocínios. Ele convida o seu aluno a indagar, questionar e refletir sobre a realidade ou sobre a própria vida. Por isso, seja qual for sua especialidade, todo Professor deve se sentir orgulhoso em desempenhar a arte de educar. 

No município de Picos conseguimos grandes avanços através da força dos trabalhadores em Educação manifesta nas assembleias, paralisações e manifestações. Dentre as conquistas citamos: a aprovação e atualização dos Planos de Cargos, Carreiras e Salários, Mudança de Nível, Terço de Férias e o cumprimento do pagamento do piso salarial.

Portanto, hoje, dia 15 de outubro, homenageamos os(as) responsáveis pelo desenvolvimento da educação e formação de todos(as) os(as) profissionais, desde a educação infantil até o ensino superior.  A todos que dedicam sua vida a tão nobre profissão: Feliz dia Professor e Professora!



quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Campanha Outubro Rosa: a importância da prevenção e diagnóstico no combate do câncer de mama


      Com o tema “Cada corpo tem uma história. O cuidado com as mamas faz parte dela”, a campanha do "Outubro Rosa" é realizado anualmente em todo o mundo com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico, de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimou para 2018 mais de 59 mil casos novos de câncer de mama no Brasil. Fora o câncer de pele não melanoma, esse é o câncer mais frequente em mulheres.

O SUS oferece tratamento para doença com radioterapia, quimioterapia e cirurgia para retirada da mama e reconstrução mamária, além disso para prevenção do câncer de mama é oferecido a mamografia de rastreamento, conforme indicação médica.

É preciso entender que qualquer pessoa está sujeita a ter a doença, inclusive homens. Por isso, a prevenção é o melhor caminho para diminuir os fatores de risco!


O Câncer de Mama


O câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

Os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos agentes estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento (quanto mais idade, maior o risco de ter a doença), fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher (idade da primeira menstruação, ter tido ou não filhos, ter ou não amamentado, idade em que entrou na menopausa), histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.

A prática de atividade física e de alimentação saudável, com manutenção do peso corporal adequado, estão associadas a menor risco de desenvolver câncer de mama: cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados esses hábitos. A amamentação também é considerada um fator protetor.


Além de estarem atentas ao próprio corpo, mulheres de 50 a 69 anos devem fazer mamografia de rastreamento a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes de a pessoa ter sintomas. A mamografia nesta faixa etária, com periodicidade bienal, é a rotina adotada na maioria dos países que implantaram o rastreamento organizado do câncer de mama e baseia-se na evidência científica do benefício desta estratégia na redução da mortalidade neste grupo.