Públicações

sexta-feira, 26 de junho de 2020

Hemocentro de Picos está realizando atendimentos através de agendamento e coordenadora faz apelo por doações de sangues que caíram mais da 50% este ano



Durante todo o mês de Junho acontece o movimento nacional conhecido como Junho Vermelho, que tem como objetivo conscientizar toda a população sobre a importância da doação de sangue.

Porém, devido a necessidade de manter o isolamento social, as doações caíram, diminuindo bastante o estoque. Por isso, a ação é realizada com o propósito de aumentar o número de doações voluntárias nos hemocentros.

O Hemocentro está funcionando diariamente com os horários normais, de 8h às 17h e por questões de segurança, o atendimento está sendo feito através do agendamento de horários, para que assim seja evitado aglomerações no momento da coleta. O agendamento está sendo feito através do telefone (89) 3421-0704.

Em entrevista a Rádio Grande FM, a coordenadora do Hemocentro de Picos, Ana Paula Batista, reforça que "a unidade de Picos atende municípios de toda a macrorregião e as doações têm sido insuficientes para a demanda. O Hemocentro antes da pandemia tinha a necessidade de receber 380 a 420 bolsas de sangue por mês, no mínimo. Hoje, a unidade não passa de 200 doações". 

“Hoje, em todos os hemocentros, a gente avalia uma queda de mais de 50% nas doações […]. A gente não pode esquecer que não é só esse momento, existe a preocupação quanto à covid-19, mas muitas pessoas, essas pessoas que precisam de tratamento como a hemodiálise, transfusões de sangue diárias; elas não deixaram de precisar, mesmo com a covid-19, elas continuam precisando, e o hemocentro de Picos atende até 50 municípios da região. O hemocentro fica na espera desses doadores, principalmente pela nossa necessidade de manter o nosso estoque para poder atender toda essa demanda”.

A coordenadora, Ana Paula, disponibilizou ainda o seu contato pessoal para agendamentos de doações de sangue, que é o (89) 9 9905-3130. Ela faz um apelo à população:
“Em tempos de não pandemia, tempos de doações normais, nós trabalhamos com uma média de 380 a 420 doações de sangue, mensais. De março pra cá, a gente tem trabalhado arduamente para tentar manter esse estoque, embora esteja sendo muito difícil. Quando a gente fala em queda de 50%, nós estamos tentando manter pelo menos 200 doações mensais, o que está sendo muito difícil. Se em um mês normal, eu preciso de 400, imagina com 200 doações mensais. Esse meu telefone é WhatsApp, as pessoas podem agendar por mensagem que eu repasso para a equipe. Enfim, se a pessoa tem a sensibilidade de estar doando sangue, não perca essa oportunidade, pode entrar em contato que a gente faz o agendamento com total segurança”.
A profissional explica que o centro recebe os doadores por meio de agendamentos feitos através dos telefones do órgão - 3421-0704 / 89 9 8801-1717. O local passa, rotineiramente, por uma desinfecção para resguardar tantos os funcionários que atuam no espaço, quanto os voluntários. Normas de segurança sanitária como uso da máscara, álcool em gel e distanciamento, também são estabelecidos.

    Para fazer a doação de sangue, é necessário levar um documento com foto e é importante que o voluntário não tenha sintomas gripais.




Requisitos básicos
·        Estar em boas condições de saúde;

·    Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, precisam de autorização);

·        Pesar no mínimo 50kg;

·     Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

·     Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
·    Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação e RNE - Registro Nacional de Estrangeiro).


Informações: Grande Picos e Grande FM

segunda-feira, 22 de junho de 2020

Campanha de ajuda a APAPI de Picos arrecada 512 quilos de rações para cachorros e gatos


O Escritório Giovani Madeira Advocacia, em parceria com a ONG “Amigos Protetores dos Animais de Picos” realizaram uma campanha que resultou na arrecadação de 512 quilos de rações as centenas de cachorros e gatos que são cuidados pela APAPI.

A entrega das doações ocorreu na última sexta-feira, 19 de junho, com as presenças das principais voluntárias da APAPI, do empresário, Araujinho, dos vereadores, Hugo Victor Saunders e Wellington Dantas, do colaborador, Jorge Madeira, que em seus discursos reforçaram apoio e admiração pela causa da APAPI que salva tantas vidas todos os dias. 

A campanha de doações ocorreu entre os dias 08 de junho ao dia 19 de junho, com a proposta de que: a pessoa que doou dois quilos de rações ganhou uma máscara personalizada da APAPI.   

Em depoimento, um dos defensores e apoiadores da ONG, o advogado, Giovani Madeira, afirma que o trabalho prestado pela APAPI é fundamental, pois:
“A única esperança para os animais de rua é contar com a ajuda de pessoas que se sensibilizem a ajuda-los. E na APAPI encontramos pessoas assim: generosas, humildes e, sobretudo, conscientes. A APAPI é resultado do esforço coletivo de voluntários engajados no ideal de acolher, alimentar, tratar, vacinar e dignificar a vida dos animais abandonados para que se alcance o objetivo principal que é: a adoção".

Em seguida, o Vereador, Hugo Victor Saunders, enfatizou a importância de valorizarmos as vidas desses animais indefesos: “os cachorros e gatos também precisam de amor e de lar para serem acolhidos. Não devemos tratar os animais como descartáveis, mas sim sermos fiéis e leais da mesma forma como eles são conosco. Convém lembrar, também, que maus tratos e descaso com os animais é crime”, afirmou.

A APAPI Picos alimenta mais de duzentos animais que ainda estão nas ruas em situações críticas e, atualmente, houve uma queda significativa nas doações de alimentos e outros mantimentos, além de um aumento significativo no número de animais abandonados nas ruas da cidade de Picos.

A Vice-Presidente da APAPI, Sanya Elayne, faz um apelo para a sociedade picoense:
“Se você é um simpatizante da causa animal junte se a nós, busque mais parceiros, venham conhecer o nosso trabalho, as vezes as pessoas acham que APAPI é responsável por recolher animais de rua e nós não temos essa responsabilidade, bem que eu gostaria de ter essa estrutura para recolher todos esses animais e não ver nenhum deles sofrendo, nem passando fome, sede, frio, medo, vemos tantos animais esqueléticos, com bicheiras, animais que a gente olha nos olhos deles e eles estão implorando por ajuda. Então queremos que nesse período de pandemia as pessoas ajudem do jeito que puderem”, finaliza.




Parceiros e parceiras da campanha em prol da APAPI:

- Araujinho
- New Motos Honda
- Ver. Hugo Victor Saunders Martins
- Ver. Wellington Dantas
- Sindserm Picos
- Sintracs Sintracs
- Jorge Neiva Madeira
- Adv. Mayara Martins
- Adv. Martha Madeira
- Adv. Jobertine Guimarães - Adv. Rosalva
- Oneide Rocha
- Agrocampo
- Datapicos
- Thatyanne Confecções
- Kildary Home Center



Rifa para ajudar a APAPI

    A APAPI está promovendo uma rifa de 10 que contemplará 10 ganhadores. O ponto da rifa está sendo vendido ao preço de R$10,00 e por causa desse período será vendido exclusivamente online através do WhatsApp nos telefones (89) 99412-9130 / (89) 99921-2475 ou pelo Instagram.

Você faz a transferência nas contas acima e manda o comprovante para o WhatsApp ou Instagram disponíveis aqui na legenda, e enviamos seu número.

Os prêmios serão rifados no dia 27 de junho, um dia de sábado. O sorteio será transmitido através de uma live no Instagram da APAPI.

Os recursos arrecadados serão destinados integralmente para custear as despesas da organização, que desenvolve um trabalho voluntário e sem fins lucrativos em prol dos animais de rua da cidade de Picos. Oferecendo desde ração, campanhas de adoção e até tratamento para gatos e cachorros feridos e doentes.

   Todo o trabalho desenvolvido da APAPI é apresentado nas redes sociais da ONG e legitima a transparência e credibilidade pela causa.


Acompanhe as redes sociais da APAPI:



quarta-feira, 10 de junho de 2020

Hoje, quarta-feira, às 19 horas, acontece a live que debaterá soluções para a superpopulação de animais nas ruas de Picos



Hoje, quarta-feira, 10 de junho, a partir de 19 horas será transmitida uma Live no Instagram do Vereador Wellington Dantas que debaterá com a Vice-Presidente da Associação dos Protetores dos Animais de Picos (APAPI) soluções para a superpopulação de cachorros e gatos nas ruas de Picos.

Na oportunidade, a Vice-Presidente da APAPI, Sanya Elayne Araújo Lima, explicará a atuação situação da entidade, suas dificuldades e seu trabalho, como ele é feito e de que forma a população tem ajudado. A Live começará a partir das 19h no canal do Vereador Wellington Dantas. Segundo Sanya:

Vamos falar sobre a grande quantidade de cães e gatos nas ruas de Picos e o que a APAPI propõe como solução para essa situação cada vez mais séria em nossa cidade! Esse desafio deve envolver a população, órgãos públicos e ONGs".

Por fim, Sanya Elayne argumenta que: “trabalhamos para conscientizar os governantes sobre a importância do controle humanitário das populações de cães e gatos de rua. Embora saibamos que estas populações possam oferecer riscos – doenças, comportamentos agressivos, danos para atividades pecuárias etc -, também temos ciência de que o sacrifício nunca é a melhor solução. Na verdade, o raciocínio equivocado de que a matança é a forma mais eficaz para a redução das populações de cães tem sido o maior causador do sofrimento desses animais".

    Portanto, convidamos todos aqueles que se propõe, direta ou indiretamente a proteção animal, a juntos buscarmos uma solução para tanto sofrimentos que os animais vêm passando nas ruas da nossa cidade, sem contar que podem colocar em risco também a saúde da população. Queremos viver em harmonia e esse grave problema de saúde pública envolve a participação de todos. Pois, a conscientização da população e do próprio Poder Público sobre a importância da castração pública gratuita como controle populacional ao invés da ‘eutanásia’ indiscriminada, é a solução mais plausível, pois não causa mal ou sofrimento ao animal. 


terça-feira, 9 de junho de 2020

Ação solidária para arrecadação de rações está sendo realizada para ajudar a APAPI de Picos


O Escritório Giovani Madeira Advocacia, em parceria com a APAPI (Associação dos Protetores dos Animais de Picos), está arrecadando quilos de rações para doações aos animais resgatados das ruas ou que foram abandonados.

As doações iniciaram ontem e prosseguirá até a próxima sexta-feira, 12 de junho. Os interessados (e interessadas) em realizar sua doação de rações, poderá entregar no Escritório Giovani Madeira Advocacia localizado na Rua São Sebastião, nº 111, bairro Centro, próximo a Câmara dos Vereadores de Picos ao lado da Agrocampo.  

Conforme o idealizador, Giovani Madeira, essa ação beneficente tem “o objetivo de ajudar a alimentar e tratar as centenas de animais que foram salvos pela APAPI, por isso, além de arrecadarmos ração, também recebemos fraldas, remédios, pomadas para assaduras, lenços umedecidos, materiais de curativos, mantas, toalhas e tudo que for puder ser doados”, afirmou.


APAPI Picos alimenta mais de duzentos animais que ainda estão nas ruas em situações críticas e, atualmente, houve uma queda significativa nas doações de alimentos e outros mantimentos, além de um aumento significativo no número de animais abandonados nas ruas da cidade de Picos.

O magnifico trabalho da APAPI é resultado do esforço coletivo de voluntários engajados no ideal de acolher, alimentar, tratar, vacinar e dignificar a vida dos animais abandonados para que se alcance o objetivo principal que é: a adoção.