Públicações

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Picos registra a demissão de 1.518 trabalhadores formais

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) foram registradas 1518 demissões em Picos no primeiro semestre de 2020.

O número de demissões só não foi maior porque os empregadores adotaram estratégias como férias coletivas e suspensão dos contratos de trabalho, garantindo ao empregado o auxílio fornecido pelo Governo Federal.

Sempre que uma empresa demite ou contrata um trabalhador, tem de informar ao governo federal. Esse dado fica registrado no CAGED de onde é possível realizar estudos, pesquisas, projetos e saber a situação do trabalho no país. Os dados são atualizados todos os meses.

Piauí tem 767 mil trabalhadores subutilizados, maior taxa do país

Cerca de 45% da força de trabalho do Piauí têm subutilização, o que coloca o estado como a maior taxa do país nesse quesito. O percentual é quase duas vezes a média observada para o Brasil, que é de 24,4%, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD Contínua) para o primeiro trimestre de 2020. Na outra ponta está Santa Catarina, com o menor indicador do país, cerca de 10%.

O índice significa que aproximadamente 767 mil pessoas são subutilizadas. Desse total, 195 mil são de pessoas desocupadas (“desempregadas”), 292 mil são subocupadas por insuficiência de horas trabalhadas (trabalham menos de 40 horas semanais) e mais 280 mil pessoas estão na força de trabalho potencial (gostariam de ter uma ocupação, mas não puderam buscá-la no mercado de trabalho).


Taxa de desemprego fica em 14,3% na 4ª semana de agosto, diz IBGE

A taxa de desemprego no Brasil aumentou de 13,2% na terceira semana de agosto para 14,3% na quarta semana do mês, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid (Pnad Covid-19), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado foi o mais elevado desde que a pesquisa teve início, em maio deste ano. Em apenas uma semana, cresceu o número de pessoas buscando emprego, enquanto diminuiu o total de trabalhadores ocupados.

A população desempregada foi estimada em 13,7 milhões de pessoas na quarta semana de agosto, cerca de 1,1 milhão a mais que o registrado na terceira semana do mês, quando essa população totalizava 12,6 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encaminhe suas dúvidas, comentários, sugestões ou esclarecimentos!